A Desmotivação Profissional...

Por mais óbvio que seja, a falta de reconhecimento no trabalho é um dos grandes vilões no mau desempenho dos funcionários. Por maior que seja a boa vontade e dedicação do profissional na sua função, se ele não é reconhecido pelos seus méritos, é inevitável que, cedo ou tarde, a qualidade no trabalho caia. Em situações mais extremas, o gestor pode até correr o risco de perder bons funcionários por não saber executar uma das tarefas mais básicas da liderança: valorizar o profissional.
A desmotivação no trabalho é hoje uma das principais causas de demissões, pedidos de desligamento e afastamento por doença dentro de empresas. Parece mentira, mas boa parte atestados por "gripes", "viroses" e etc., são na verdade desmotivação disfarçada. O mais impressionante é ainda existir a falta de preocupação com este assunto dentro das empresas. 
Muitas empresas não conseguem alcançar o crescimento esperado simplesmente por não darem o incentivo moral minimo ao funcionário. O resultado é um aumento na rotatividade de profissionais da empresa e a diminuição da capacidade de entrega e desenvolvimentos de projetos.
O primeiro ponto a ser avaliado, é descobrir o que esta causando a desmotivação. Seja do ponto de vista da empresa, quanto do ponto de vista do funcionário e após isso o mal deve ser tratado com a motivação.
Conforme pesquisas de 2010, um funcionário desmotivado produz cerca de 60% menos que o seu potencial. Sabe-se também que este não só esta desmotivado, como acabará por deixar outras pessoas desanimadas também. Além do mais, existe a preocupação com a saúde do trabalhador, já que os efeitos psicológicos podem ser graves, depois de certo tempo.
Perda de produtividade, faltas, baixo rendimento e perda de qualidade são apenas alguns exemplos que a empresa pode ter de enfrentar por causar ou simplesmente deixar que causem a desmotivação de um funcionário.
Normalmente, a desmotivação vem depois da insatisfação, que vem depois de inúmeras frustrações.
Se o funcionário esta desmotivado e insatisfeito, não se pode taxá-lo como um imprestável.
Se ele anda reclamando, ou até mesmo postando em redes sociais coisas do tipo: "Que dia de @#$%#@ mesmo!" ou "Só me &%*@#*@ neste emprego" ou até "Esta empresa é uma @#$%&*#@#." é porque algo realmente esta incomodando. 
É nesta hora que a calma deve agir, saber que a frustração já tomou conta. A atitude correta é conversar com ele e entender o que incomoda. Seja qual for o motivo (salário, falta de benefícios, tratamento com rigor excessivo, e etc...) a empresa é a responsável por mudar este quadro e trazer o profissional de volta, melhorando-o e dando motivação ao mesmo para recuperá-lo. 
Demiti-lo? É simplesmente a pior das atitudes a serem tomadas. Primeiro porque estará gastando dinheiro desnecessário, segundo, porque este funcionário com certeza já esta com tamanho descontentamento que o remorso será carregado consigo por muito tempo, e a quantidade de advogados que este "ex" funcionário procurará para entrar com ações contra a empresa será grande. 
Cative o seu funcionário e entenda de uma vez por todas que você precisa dele, que não adianta apenas um "discurssinho", pois ele vive na realidade e nem só de tapinha nas costas vive o ser humano. ,
Escute o que ele tem a dizer, trabalhe estas questões e de preferência, mude o que for possível.
Se há desmotivação em sua empresa, comece a se preocupar, pois uma peça fundamental pode estar desabando.
O patrão deve entender que lida com seres humanos, e estes tem necessidades básicas.


Eu que o diga, mal chego aqui na loja e já levo esporro de todos os lados! 
Nunca vi uma pessoa levar tanta bronca em um dia só. 
Amo meu trabalho, adoro atender e tomar conta do caixa e do escritório, mas não aguento mais ser tão desvalorizada. Nada do que faço é suficiente. Nunca recebi um elogio, pois tudo o que faço aqui "não é mais do que minha obrigação".
Ano que vem, faz 7 anos que trabalho aqui e até hoje só tirei duas semanas de férias e nunca recebi nada em dinheiro... Coisa que os empregados que entraram a pouco tempo já tem direito. 
Com três meses de serviço já estão sendo registrados. Enquanto eu só tenho dois anos de INSS.
O que eles tem que eu não tenho?
Incrível minha capacidade de perder tanta coisa e ficar quieta.
Tem dias que não tenho vontade nem de me levantar da cama.
Atualmente nem consigo fazer nada direito, por mais que eu me esforce.
Estou um caco =/

0 comentários:

Postar um comentário