Conceitos Básicos sobre o Cérebro..

O cérebro  ou encéfalo é o nosso órgão mais poderoso. 
Não chega a pesar nem 1,5 Kg e tem textura de gelatina firme.
Ele é dividido em três partes principais: 

O cérebro: Preenche a maior parte do crânio e esta envolvido com as lembranças, resoluções de problemas, pensamentos, sentimentos e controla os movimentos.


Cerebelo: Encontra-se na parte de trás da cabeça, abaixo do cérebro e controla a coordenação e o equilíbrio.


Tronco Cerebral: Encontra-se abaixo do cérebro, na frente do cerebelo. Ele liga o cérebro a medula espinhal e controla funções involuntárias como a respiração, digestão, ritmo cardíaco e pressão arterial.


O cérebro é alimentado por uma das redes de vasos sanguíneos mais ricas do corpo. A cada batimento cardíaco, as artérias transportam de 20 a 25% de sangue para o cérebro, onde bilhões de células utilizam cerca de 20% do oxigênio e do combustível que o sangue transporta.
A rede de vasos inclui veias e vasos capilares, além das artérias.


A camada externa do cérebro (superfície enrugada) é chamada de córtex  Cada região esta ligada a determinadas funções: 

01: Interpreta sensações do corpo. 
02: Interpreta imagens.
03: Interpreta os sons.
04: Interpreta os cheiros do mundo externo.
05: Cria pensamentos, resolve problemas e faz planos.
06: Controla os movimentos voluntários.


O cérebro é dividido em dois hemisférios (Direito e Esquerdo). O lado esquerdo controla os movimentos do lado direito do corpo e o lado direito controla os movimentos do lado esquerdo do corpo.

O verdadeiro trabalho do cérebro é realizado por células individuais. Um cérebro adulto possui cerca de 100 bilhões de células nervosas (neurônios), eles possuem ramificações que se conectam em mais de 100 trilhões de pontos. Esta rede densa e ramificada é chamada de floresta de neurônios  Os sinais que viajam através dela formam a base da memoria, pensamento e sentimentos.

01: Células nervosas.
02: Ramificações.
03: Sinais viajando pela floresta de neurônios.


Os sinais que formam as memórias e os pensamentos se movimentam por meio de células nervosas individuais como uma minuscula carga elétrica  Estas células nervosas entram em contato por meio de sinapses. Quando uma carga elétrica alcança uma sinapse, pode provocar a liberação de pequenas explosões de substancia químicas, também chamados de neurotransmissores. 
Os neurotransmissores viajam pela sinapse transportando sinais para outras células. 

01: Neurotransmissores.


Fonte: Alzheimer's Association.

0 comentários:

Postar um comentário